top of page

Como a própria instituição pode ajudar a tornar as apresentações acadêmicas mais interessantes

Atualizado: 14 de fev.

Atualmente, as apresentações acadêmicas são vivenciadas pelos estudantes desde o primeiro semestre ao último dia de uma defesa de doutorado. Mas nem sempre foi assim. A evolução de puramente quadro e giz para as apresentações acadêmicas em slides foi marcada pelo avanço da tecnologia e a crescente necessidade de transmitir informações de maneira mais visual e interativa.


Com a chegada da tecnologia digital e dos computadores, os slides tornaram-se uma opção popular para apresentações. Inicialmente, os slides eram criados em transparências físicas, que eram projetadas em um retroprojetor. Esse método permitia maior flexibilidade e a capacidade de exibir imagens e gráficos de forma mais clara.


Posteriormente, surgiram os programas de apresentação de slides, como o PowerPoint da Microsoft. Com esses softwares, os slides podiam ser criados e editados no computador, oferecendo recursos como animações, transições, efeitos visuais e inserção de mídia, como imagens, vídeos e áudio. Essas ferramentas proporcionaram uma apresentação mais dinâmica e atraente.


Sala de aula com quadro e tela de projeção para apresentações acadêmicas

Entretanto, o meio acadêmico não acompanhou a evolução digital com a mesma velocidade que a sociedade o fez. Ainda é muito comum visualizar apresentações acadêmicas no modelo fundo branco e texto preto, o que acaba tornando as apresentações sem graça, gerando desinteresse nos alunos.

Felizmente é possível reverter essa situação através de algumas ações que a própria instituição (ou grupos de alunos, como centros acadêmicos) pode buscar. Confira algumas dicas neste post.



 
 


Desapegar da ABNT nas apresentações acadêmicas


Certa vez estava na praia, já prestes a vir embora. Comprei um sorvete enquanto aguardava o ônibus. O veículo chegou antes mesmo que eu pudesse terminar. Nem a camiseta havia vestido. Fui entrar no ônibus e o motorista interveio: não pode entrar sem camisa, disse ele em tom forte. Respondi que iria colocar e fui novamente advertido: então saia e coloque, não pode entrar no ônibus sem camisa, é lei. Na praia posso ficar como quiser, mas no ônibus preciso seguir algumas regras. Justo, pois são ambientes diferentes. O mesmo é válido quando o assunto é trabalhos acadêmicos. O ônibus é nosso texto, enquanto a apresentação é a nossa praia. Há normas ABNT a serem seguidas na criação do trabalho escrito. Essas regras não são aplicadas aos slides. Até no próprio site das normas ABNT diz que “não há regras específicas estabelecidas pela ABNT” e recomenda usar a sensatez.


Sala de aula exibindo a não necessidade de normas ABNT na apresentação acadêmica

É muito comum haver essa confusão. Diversos professores e até mesmo alunos acreditam fielmente na existência e exigência dessas normas nas apresentações. Agora que você sabe que não há, mude os seguintes aspectos na sua apresentação acadêmica:


• Não adicione legenda e fonte das imagens como no Word. Se precisar realmente citar a referência, adicione em um canto de forma discreta (recomendo tamanho da fonte 8 a 10).


• Não se limite a usar apenas as fontes Arial ou Times New Roman, não é um texto.


• Use cores. Slides preto e branco são monótonos e automaticamente liga nosso "repulsômetro", com lembranças de outras apresentações sem graça que já vimos.


• Traga o assunto de forma diferente do que está no texto. Apresentar exatamente tudo igual não faz sentido para quem já leu e pode deixar quem não é da área, e está assistindo, de fora do assunto.


Desafogar os slides de informações


Outro hábito bastante comum no meio acadêmico é a falsa percepção da regra de 1 minuto por slide. Se você tem 30 minutos para apresentar, então a sua apresentação não pode ter mais de 30 slides. Essa conclusão é falsa e acaba fazendo com que as pessoas adicionem muitas informações em um único slide, o que remete a desorganização e pode deixar a audiência confusa.



Excesso de informações num slide


Slide é de graça. Pratique a possibilidade de adicionar uma informação por slide. Você terá slides mais claros e com espaço o suficiente para deixar as coisas GRANDES para que todos possam ler e acompanhar o seu raciocínio.


Exemplos de slides de apresentações acadêmicas divididos em seções

O tempo da apresentação deve ser mensurado com a quantidade de informação que pretende passar. Se há muita informação, faça cortes. Treinar vai te ajudar a saber se a quantidade de informação está condizente com o tempo estipulado.


Aprender com as séries e redes sociais


As pessoas estão mais interessadas em saber o que Ellie fará para salvar a vida de Joel, em The Last Of Us, do que na função da mitocôndria na respiração celular. Elas estão mais interessadas em acessar ao Twitter para saber as fofocas postadas pela CHOQUEI ou em ver o meme da galinha no espelho, no Instagram, ou ainda assistir pessoas dançando no TikTok. Nessas redes sociais, o nível de dopamina é elevado, o que as mantém interessadas. Além disso, as postagens são visualmente atrativas, fazendo com que a atenção seja prendida até mesmo em anúncios nessas redes.


A tecnologia mudou o nosso comportamento. Se o meio acadêmico quer acompanhar essa evolução, precisa adaptar como contar os fatos científicos, ou então a tendência é cada vez mais a defasagem na formação profissional. O que pode ser repensando a respeito das apresentações:


• Use títulos que instiguem a curiosidade


• Escolha uma nova forma de abordar os assuntos, como o storytelling


• Use cores, imagens, formas geométricas e ícones que façam relação com o tema abordado


• Use animações e transições para ajudar a prender a atenção do público


Espalhar as boas novas sobre apresentações acadêmicas


Outra forma de ajudar é espalhando esse tipo de informação que deixei aqui para você. Não adianta você acreditar em tudo que eu falo sobre as apresentações acadêmicas e os seus professores (ou demais acadêmicos) não. As mudanças acontecem à medida que a informação se espalha e impacta mais pessoas. Um outro local que utilizo para divulgar informações sobre apresentações é o Instagram e o YouTube.


Dentro dessa perspectiva, uma das formas mais eficazes é a que descrevo no tópico seguinte. Melhor do que a sua voz sozinha divulgando, é a voz de quem trabalha com o assunto fazendo uma palestra ou minicurso para um grupo universitário, como laboratórios de pesquisa, cursos, turmas ou até mesmo para a universidade inteira.


Buscar ajuda profissional na remodelagem das apresentações acadêmicas


Banner webinário gratuito apresentações de outro mundo

Graças à tecnologia, hoje é ainda mais fácil buscar ajuda profissional. Há professores e empresas que divulgam como criar apresentações acadêmicas mais interativas, didáticas e interessantes. Cada qual possui a sua metodologia de criação que pode ser enquadrada ao meio acadêmico, como é o caso do Método Slide Show.


É possível agendar apresentações, workshops, minicursos, webinários feito por esses profissionais de forma paga ou até mesmo gratuita. Busque por esses profissionais para ter resultados mais expressivos e em menos tempo. Eu mesmo, o autor deste post, disponibilizo vagas gratuitas na minha agenda para auxiliar no meio acadêmico com palestras, minicursos ou webinários.


Conheça o webinário gratuito para criação de apresentações acadêmicas


Se você é um representante de um grupo de alunos, como um centro acadêmico, professor de estágio educacional ou organizador de eventos de uma instituição e deseja a colaboração para aprimorar as apresentações acadêmicas, conheça o webinário gratuito sobre apresentações.


Este webinário é fluído, elaborado para atender a demanda conforme o tipo de audiência envolvida e/ou interesse da instituição. Os assuntos comumente abordados são: Os principais erros nas apresentações; As regras de ouro de uma apresentação; Adaptação do slide ao tema; Planejamento estratégico de apresentações; Storytelling; PowerPoint em prática; e Apresentações não-lineares.


Por questões de logística, o evento é online (webinário), mas pode se estender a presencial, a depender da forma acordada. Para verificar disponibilidade, tirar dúvidas e fazer agendamentos, entre em contato através do formulário no botão abaixo, pelo chat ou através do e-mail contato@monteiromarcio.com.



151 visualizações2 comentários
bottom of page